Dia: 09 de Setembro de 2025
Meditação: …mas ninguém consegue domar a língua. (Tiago 3:8)
Leitura: Tiago 3:2-11.
Mensagem:
Aceitando Orientação
Senti o cheiro do estábulo ao observar minha amiga Michelle ensinando a minha filha a montar cavalos. O pônei branco abriu a boca enquanto ela demonstrava como colocar o freio atrás dos dentes. Ao fixar o freio sobre as orelhas, Michelle explicou que isso era importante e permitia ao montador diminuir a velocidade do cavalo e guiá-lo.
Assim como a língua humana, o freio também é pequeno, mas importante. Ambos têm influência sobre algo grande e poderoso: no caso do freio, é o cavalo. Para a língua, são as nossas palavras (Tiago 3:3,5).
Nossas palavras podem nos conduzir a lugares diferentes. “Às vezes louva nosso Senhor e Pai e, às vezes, amaldiçoa aqueles que Deus criou” (Tiago 3:9). A Bíblia adverte que é muito difícil controlar nosso discurso porque as palavras brotam do nosso coração (Lucas 6:45). Felizmente, o Espírito Santo, que habita em cada cristão, ajuda-nos a crescer em paciência, bondade e autocontrole (Gálatas 5:22-23). À medida que cooperamos com o Espírito, nosso coração e nossas palavras se transformam. A profanação se transforma em louvor. A mentira dá lugar à verdade. A crítica se transforma em encorajamento.
Domar a língua não é só treiná-la para dizer as coisas certas. Trata-se de aceitar a orientação do Espírito Santo para que as nossas palavras gerem a bondade e o encorajamento que o nosso mundo precisa.
FONTE:
Jennifer Benson Schuldt
MENSAGENS QUE EDIFICAM