Mensagens que Edificam

Dia: 09 de Fevereiro de 2024

 

Meditação: Como sabem o que será de sua vida amanhã? A vida é como a névoa ao amanhecer […] logo se dissipa. (Tiago 4:14)

 

Leitura: Tiago 4:7-17.

 

Mensagem:

Mortalidade e Humildade

 

Os estudiosos contam que na Roma antiga, depois de uma vitória épica, do amanhecer ao pôr do sol o general desfilava numa carruagem pelas vias centrais. A multidão bradava e o general se deliciava com a adoração, divertindo-se com a maior honra de sua vida. Diz a lenda que um servo lhe sussurrava ao ouvido o dia todo: Memento mori (“Lembre-se, você morrerá”). Em meio à adulação, o general precisava desesperadamente da humildade para lembrar-se de que era mortal.

Tiago escreveu para uma comunidade influenciada por orgulho e autossuficiência. Confrontando sua arrogância, disse-lhes: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4:6). Disse-lhe que precisavam humilhar-se “diante do Senhor” (Tiago 4:10). Como fariam isso? Como generais romanos, eles precisavam lembrar-se de que morreriam. “Como sabem o que será de sua vida amanhã?”, insistiu Tiago. “A vida é como a névoa ao amanhecer: aparece por um pouco e logo se dissipa” (Tiago 4:14). Reconhecer sua fragilidade os libertou para viver sob a segurança da vontade do Senhor, em vez de seus próprios esforços efêmeros (Tiago 4:15).

Podemos ser orgulhosos quando esquecemos que nossos dias estão contados. Mas, quando somos humilhados por nossa mortalidade, vemos cada respiração e cada momento como graça. Memento mori.

 

FONTE:

Winn Collier

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

mensagensqueedificam@gmail.com